segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Qual a melhor idade?


Bom, acredito que todo intercambista que se preze e que tenha a intenção de ir para a Irlanda conhece o e-dublin (se nunca visitou, basta clicar aqui).


Para quem não conhece, o e-dublin é um site que reúne uma grande quantidade de informações, tem diversos fóruns de discussão, dicas interessantes, pessoas marcando encontros, classificados, enfim, uma variedade de informações.

Em uma dessas visitas, me deparei com um fórum no Google Groups com o título “Velha para intercâmbio?”. E sinceramente, eu com meus 30 anos de idade, nunca tinha parado para pensar nesse negócio de idade para um intercâmbio. Na bem da verdade, nem ligo muito pra isso, eu acho que a idade de uma pessoa não é nada dependendo da vontade e determinação dela, coragem para largar tudo o que conquistou em sua terra natal e começar praticamente tudo do zero....

Mas enfim, voltando ao tópico. Como estou pesquisando tudo (desde a empresa que oferece a energia elétrica mais barata, até o fato de ter entrado no site dos supermercados para ver qual deles oferece os produtos básicos mais baratos J), curioso, decidi entrar e ver a dúvida dessa pessoa, já imaginando se tratar de alguma pessoa com idade um pouco mais avançada (idosa vai...) e ter por volta de seus 60/70 anos. Quando então li a dúvida dela que transcrevo aqui:

Olá Pessoal!!!!
Meu sonho sempre foi estudar fora....mas como antes era algo bem caro, tive que esperar.....em Maio-2012, consegui aproveitar minhas férias do trabalho e viajei p estudar em Londres :), foi a melhor experiência da minha vida, senti que sempre pertenci para essa vida...é engraçado escrever, mas foi a exata sensação.....e quando voltei, só penso em retornar e estudar por 1 ano, para conseguir falar o ingles que tanto quero, além de viver coisas diferentes...mas a pior dúvida é: Devo largar tudo aqui por essa realização??? Estou velha p fazer isso??? Tenho 27 anos....tenho receios..o q acham???

Sim, minha primeira reação foi a mesma que você teve nesse exato momento... Ri por alguns minutos e reli a parte onde essa pessoa diz ter apenas 27 anos e já se achar velha para um intercâmbio...

A meu ver, muitas pessoas caem meio que desavisadas em um intercâmbio. Sem pesquisa, sem informação e, sobretudo dependentes desde o início. E assim como planejam sua experiência de vida em outro país de sopetão (essa gíria sim, é velha neh... J), acabam também por não programar nada e acaba se iludindo quando estão fora da sua cidade que sempre morou... Vejam bem, não estou reclamando do tipo de dúvida da pessoa acima, muito menos satirizando... Afinal dúvidas existem e temos os espaços abertos para podermos tira-las mesmo. Porém como disse, pouco importa a idade da pessoa nesta situação. Se hj, eu tivesse com meus 60/70 anos e surgisse a oportunidade de conhecer outro país, tivesse meios para aprender algo novo, jamais pensaria duas vezes e embarcaria nessa nova aventura.

Continuei lendo, visto que muitas outras pessoas comentaram a mesma coisa que eu estava pensando e me deparei com outro usuário que citou um outro tópico onde uma usuária contou sua história de intercambista e que certamente pode motivar muitos que estejam com a dúvida sobre a hora certa de um intercâmbio:

OLa, Danilo!

Meu nome é Rosangela, tenho 53 anos e estive na Irlanda no periodo 2008/2009.

Enquanto estive en Dun Laoghaire (25 minutos de Dublin), recebi muitos amigos do grupo E-Dublin para almoço brasileiro, musica, cerveja, alegria. Compartilhamento.
Trocamos experiencias, desabafamos, crescemos, descobrimos, nos descobrimos, etc... 
Voce há de convir comigo que nao é muito comum uma senhora de 50 anos cercada de jovens de no maximo 25. Mas vivi assim na Irlanda e foi ótimo pra mim e, acredito, pra eles também. 

Cheguei na Irlanda em uma idade em que muitos estao pensando em parar. Lá, descobri que até jovens de 19 anos pensam em desistir.Por estarem cansados, por nao terem espirito de luta, por nao quererem trabalhar para viver. E quando digo trabalhar é em todos os sentidos: trabalhar para subsistir, para existir economicamente, socialmente, trabalhar para crescer espiritualmente, filosoficamente. Evoluir. 

Voltei da Irlanda por força maior, problemas de saude, mas nao fiquei doente lá. Já havia ido com essa possibilidade de recidiva. Voltei, porque tinha que voltar. Se dependesse de mim, estaria lá até hoje. 

Fiz meu tratamento, me recuperei e estou de malas prontas novamente. 

Andei viajando muito enquanto estive me tratando no Brasil: Estados Unidos principalmente. E descobri que nada se compara a passar mais de 6 meses em um pais estrangeiro, qualquer que seja ele. 

Em termos de aprender a lingua nativa, nao é preciso nem dizer que é muito mais eficiente e eficaz do que curso de idiomas no Brasil. Mas o essencial mesmo, é que em 6 meses voce evolui como pessoa 6 décadas. Voce se compreende melhor, compreende melhor aos outros e descobre que voce e os outros sáo um. Para fazer essa descoberta é preciso estar livre de preconceitos, aberto à mudanças e humilde para aprender. Pode ter certeza que seu espirito será, pela primeira vez em sua vida, realmente livre. 

Essa é a minha opiniao. 

beijusssssssssssssssssssss povo!!!!

ro

Fonte: E-Dublin

Nenhum comentário:

Postar um comentário